OFICINA - GLOGSTER

OFICINA - GLOGTER

Justificativa:
Nos dias atuais, a tecnologia se faz presente no dia a dia do ser humano e nos mais diversos lugares. Sendo assim, fica difícil dizer que ela não é necessária para nossa vida, ou seja, a informática e o computador tornaram-se instrumentos corriqueiros em nosso meio social.
Como docentes é necessário percebermos e admitirmos que com o uso das tecnologias a informação é disseminada com muita rapidez permitindo também uma comunicação, interação e colaboração entre os usuários e assim pode-se concluir que há uma construção de conhecimentos.
No que diz respeito ao uso das tecnologias na escola deve levar-se em conta de que nossos alunos já chegam com um conhecimento pré-formado e o trabalho pedagógico e educacional passa a ser bastante desafiador. Sendo preciso que o professor reflita sobre sua prática e reelabore sua metodologia de dar aulas em função de uma prática inovadora. É preciso inserir práticas pedagógicas para o bom uso das novas tecnologias em busca da construção do conhecimento.
As tecnologias devem ser vistas e utilizadas como uma maneira de aquisição de conhecimento de forma dinâmica e rápida, pois os alunos e/ou usuários têm a oportunidade de aprender e trocar conhecimentos com mais agilidade e mais significativamente. A máquina não deve ser utilizada apenas para digitar e guardar informações.
Diante disso, a proposta da oficina é propiciar aos professores desta unidade escolar um momento de estudo e reflexão sobre sua prática pedagógica e para que também possam conhecer diferentes recursos disponíveis na Internet que podem auxiliá-lo em suas aulas.
A Web 2.0 apresenta aos educadores e educandos novas possibilidades de ensinar e de aprender. A partir das tecnologias digitais e por meio da Web 2.0 os aspectos pedagógicos podem ser reelaborados e recriados tornando o espaço educacional mais dinâmico e voltado para a aprendizagem.
As ferramentas disponíveis na Web 2.0 são muitas, porém nosso trabalho agora será focado no GLOGSTER, uma plataforma dinâmica e privada que permite ao professor controlar todos os trabalhos dos seus alunos.
Com essa ferramenta o aluno deixara de se copista e tornar-se-á um pesquisador e autor.

Objetivos:
 
Propiciar aos docentes desta unidade escolar um momento de reflexão sobre sua própria prática educacional nos dias de hoje em que as tecnologias estão cada vez presentes na vida dos educandos.
Conhecer o GLOGSTER, uma ferramenta da Web 2.0, que permite ao educador e aos estudantes interagirem e criar novos conhecimentos.

Carga horária:
 
A oficina terá a carga horária total de 20 horas, sendo:
- 4 h de oficina com recurso Glogster;
- 6 h para leitura do texto disponíveis no blog da escola e interação no ambiente virtual - Facebook;
- 5 h Elaboração do planejamento da atividade para desenvolver com os seus alunos;
- 5 h Aplicação da atividade.


Certificado: 

O certificado terá a carga horária de 20h e será expedido pela SEMED. 
Para receber o certficado da oficina será necessário o cumprimento de todas as etapas propostas.

1. Leitura dos textos.
2. Interação no Facebook - grupos.
3. Participação na oficina.
4. Elaboração de um plano de aula para aplica à turma.
5. Execução do plano de aula.

Etapas da oficina:


♥ Procedimentos do desenvolvimento da oficina:

Primeira etapa :
- leitura dos textos disponíveis no blog da escola e fazer a interatividade dos professores no Facebook

Textos para leitura e interação:

WEB 2.0: UM NOVO MODO DE ENSINAR E APRENDER

Robson Santos da Silva

http://www.educacaoetecnologia.org.br/?p=5540


♥ Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos
Tércia Zavaglia Torres
Sérgio Ferreira do Amaral

 

Nativos Digitais, Imigrantes Digitais
Por Marc Prensky


Segunda etapa:

- na sala de Informática se reunirão os professores desta escola e com o auxilio do Data show será apresentado a parte teórica da oficina.
 o
Terceira etapa:

- iniciar a parte prática, ou seja, entrar na internet e conhecer o recurso da web 2.0: http://edu.glogster.com/, que poderão utilizar com suas turmas posteriormente.

Quarta etapa:

- elaboração de um planejamento para desenvolver com a turma como regente.

Quinta etapa

- execução da aula planejada.
OBS.: Os planejamentos deverão ser entregues a ministrante da oficina, impressos.

 Ao finalizar, por favor respondam ao questionário de avaliação. Obrigada.


AVALIAÇÃO DA OFICINA

Prezado colega, o questionario abaixo visa coletar dados para a avaliacao da oficina realizada. Solicito a gentileza do preenchimento deste, para ajudar na melhoria do trabalho desenvolvido. Obrigada.
* Required

Questões gerais.

Material Apresentado
Pontualidade
Relevância do Conteúdo
Carga Horária
Comunicação
Didatica
Ritmo da Apresentação
Comunicação
Relacionamento
Conhecimento
Instalação
Equipamentos utilizados
Serviços de apoio
Organização Geral
Equipe de apoio
RuimÓtimo
Avaliação da Oficina Glogster

Prezado colega, o questionario abaixo visa coletar dados para a avaliacao da oficina realizada. Solicito a gentileza do preenchimento deste, para ajudar na melhoria do trabalho desenvolvido. Obrigada.














Nenhum comentário:

Postar um comentário